GERIR, GERAR E POUPAR

A introdução de Sistemas de Gestão de Energia (SGE) pode conduzir a uma poupança no consumo e deve ser encarada como um elemento essencial na estratégia de eficiência energética. A excelência do projeto das estruturas, dos equipamentos e processos, associada à tomada de consciência dos utilizadores e ao conhecimento dos técnicos que interagem com os equipamentos instalados, são elementos fundamentais para maximizar o potencial de poupança.

O que não se pode medir, não se pode gerir! Um SGE é uma ferramenta essencial para que as empresas possam gerir de forma eficiente o seu consumo de recursos e fazer a sua associação à produção, permitindo perceber onde, como e onde os recursos são consumidos  e dessa forma conseguir maximizar os seus lucros.

O que é na prática?

Visualize, opere, otimize!

Falamos essencialmente do fornecimento e instalação de equipamentos de monitorização do consumo energético e da sua integração numa plataforma que permite acompanhar em tempo real os consumos de vários pontos de consumo. Com o apoio de uma equipa de engenharia dedicada, serão elaborados relatórios e mapas comparativos de consumos, que permitem um conhecimento profundo da forma como a energia é consumida numa instalação. No limite, permite uma gestão próxima e uma tomada de decisões mais informada.

Na implementação de um SGE propomos um diagnóstico exaustivo que permite auxiliar o Gestor de Energia a alcançar os objetivos traçados, com a introdução de ferramentas para monitorização e medição, sensorização e controlo ou gestão técnica centralizada.

 

Fazemos a gestão da sua energia!

Redução da fatura energética

Redução da fatura energética

Aumento potencial da eficiência energética, com impacto na redução de custos

Otimização da operação

Otimização da operação

Otimização do processo produtivo da empresa em termos de consumo de energia

Redução do impacto ambiental

Redução do impacto ambiental

Alteração do perfil de consumo energético, com impacto positivo no ambiente.

O que propomos?

A instalação de um sistema de monitorização de energia permite conhecer em detalhe o consumo energético e o perfil de consumo dos principais equipamentos de eletricidade e gás, de uma unidade fabril. Na prática, analisamos todas as fontes de consumo e tratamos essa informação com a ajuda de um sistema de gestão que se assume enquanto ferramenta essencial de tomada de decisões.

 

FAQ

Saiba tudo sobre o que podemos fazer por si. Mas se não encontrar aqui a resposta, fale connosco.

Quais os pontos a considerar quando se pretende implementar um sistema de gestão de energia (SGE)?

Analisar a faturação energética de forma a avaliar as atuais fontes de energia – reunir informação sobre todos os pontos de consumo

Avaliar a perspetiva futura de utilização de energia no futuro, tendo em conta o histórtico da instalação

Identificar os principais pontos de consumo

Realizar uma base de referência energética (baseline)

Definir indicadores de desempenho energético (IDE)

Estabelecer objetivos, metas e planos de ação para a gestão de energia