É com bastante orgulho que dizemos que a UNIVERSIDADE DO PORTO (UP) foi o nosso primeiro cliente e será sempre o mais recente. A ECOINSIDE procura sempre manter uma relação muito próxima com a UP e participa regularmente em concursos públicos lançados por aquela instituição em áreas relacionadas com a nossa atuação. Naturalmente, são sempre concursos muito concorridos e competitivos, pelo que é para nós um orgulho destacar os projetos UP!

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) tem sido um caso de sucesso muito particular. Em muitos aspetos, um verdadeiro exemplo de vontade e pioneirismo na administração pública. Ao longo dos anos, as questões energéticas e ambientais têm estado na pauta de trabalho das equipas de manutenção da faculdade e cedo perceberam que as poupanças conseguidas com medidas de eficiência energética ou produção de energia seriam significativas.

A instalação da central fotovoltaica na FLUP ficou concluída na transição de 2019 para 2020 e tem sido um sucesso! Foram perto de 400 painéis fotovoltaicos instalados, a que se juntou a substituição de mais de 250 janelas e a colocação de mais de 3000 luminárias LED. O ponto de partida de todas estas medidas foi também o trabalho de auditoria energética do edifício feito pela ECOINSIDE em 2017.  A poupança com o sistema fotovoltaico anda em torno dos 20 000€ por ano!

Em 2021, o investimento foi igualmente recompensado com a subida de dois níveis – para B- – na classificação energética do edifício, que passa assim a ser  88% mais eficiente que a referência. Este processo de certificação energética deste edifício com 25 anos foi também liderado pela nossa equipa, algo que nos enche muito de orgulho.

Esta central tem a particularidade de ter serviços de Operação & Manutenção ECOINSIDE associados, uma vez que o risco de sujidade nos painéis é muito alto devido à forte presença de gaivotas.

RESULTADOS:
Porto – 106kWp

155 MWh Energia produzida
20% Cobertura das necessidades energéticas