“Eco-Natal” – Ideias e sugestões para um Natal sustentável

Há um encanto inegável no Natal: a alegria contagiante, o espírito de partilha, a música que flui pelas ruas repletas de luzes cintilantes e o aroma que paira no ar, de uma variedade de comidas tradicionais da época, são, sem dúvida, algumas das sensações que permitem que esta quadra seja tão especial.

Contudo, associado a estas sensações, está também um aumento nos níveis de consumo e no desperdício exagerado, visível nas prateleiras de supermercado, nos anúncios (televisivos e não só) e, naturalmente, nos carrinhos de compras. Assim, a época natalícia, embora única e cheia de encanto, também impacta negativamente o ambiente. Tendo isso em consideração, enquanto nos preparamos paras as festividades, e para ajudar a que, neste Natal, as tradições tenham um carácter (mais) sustentável, damos-lhe algumas “eco sugestões” que pode adotar nesta quadra (e não só…).

 

  • Escolha uma árvore que brilha com consciência ambiental

A árvore de Natal é um dos maiores símbolos desta época. Manda a tradição que seja colocado, geralmente, um pinheiro enfeitado na sala de estar. Se preferir utilizar como decoração um natural, opte por adquiri-lo em viveiros e verifique se ele é proveniente de métodos de produção sustentável, em vez de o cortar de uma floresta próxima. Desta forma, estará a garantir que a árvore não provém de práticas de desflorestação e, após as festividades, poderá plantá-la no seu jardim, na floresta mais próxima ou encaminhá-la para a reciclagem de resíduos verdes. Para quem não faz questão de ter um pinheiro natural, as árvores artificiais vêm sendo, já há alguns anos, uma alternativa viável, se considerarmos que podem ser reutilizadas de uma quadra para a outra, reduzindo, assim, o desperdício.

 

  • Garante um brilho festivo de forma mais sustentável

Outra das práticas características deste período natalício é decorar as casas, por dentro e por fora, com iluminação alusiva. Para o fazer de uma forma amiga do ambiente, utilize luzes de tecnologia LED de baixo consumo. Elas não só economizam energia, como também são mais duradouras, quando comparadas com iluminações mais convencionais.

 

  • Decorações criativas inspiradas na natureza

Além de iluminadas, as casas tendem a estar enfeitadas com os mais diversos adornos. Este ano, em vez de investir em decorações provenientes de materiais sintéticos habitualmente constituídas sobretudo por plástico, que acabam por cair em desuso (devido a desatualização, substituição e/ou desgaste), opte por alternativas inspiradas na Natureza. Presenteie-se (preferencialmente, em família) com uma caminhada por um trilho sinalizado ou aventure-se numa floresta perto de si e aproveite para recolher materiais naturais que lhe permitam criar decorações únicas. Centros de mesa de folhas secas, grinaldas de ramos/galhos de pequenos arbustos, luminárias feitas com materiais lenhosos ou pinhas que se transformam em pingentes para pendurar pela casa são apenas alguns dos exemplos daquilo que pode criar. Poderá acrescentar, ainda, às suas decorações naturais, materiais reutilizáveis, como tecidos, cápsulas de café ou rolhas de cortiça, reduzindo assim o desperdício e acrescentando-lhes um toque pessoal e autêntico.

 

  • Explore a culinária natalícia com sabores “cá da terra”

Como referimos inicialmente, não só de decorações e luzes se faz esta quadra festiva. Os aromas provenientes dos pratos típicos da época natalícia são, também, uma marca indelével do Natal. Nas celebrações da consoada que se avizinha, planeie-a com produtos locais e da época. Junte a sua família e dirija-se a um mercado local ou adquira os alimentos desejados a pequenos agricultores da sua região. Estará, dessa forma, a apoiar a agricultura de subsistência e a economia local. Além disso, ao adquirir os bens alimentares a produtores locais contribui, também, para a redução da pegada de carbono, minimizando as deslocações desses mesmos produtos. Tenha, ainda, em conta os desperdícios, planeando porções adequadas e aproveitando ao máximo as sobras em novas receitas. Divirta-se ao experimentar receitas com uma pitada de sabores “cá da terra”.

 

  • Compostagem… Um presente para a Terra

Quando, mesmo com planeamento, as porções dos pratos cozinhados derem origem a sobras, ao invés de as descartar no lixo, fazer compostagem com elas é uma forma simples e eficaz de devolver nutrientes ao solo. Basta recolher os resíduos orgânicos, como cascas de frutas, vegetais e ovos ou restos de alimentos crus ou cozidos, e depositá-los num compostor ou pilha de compostagem. Felizmente, esta prática está cada vez mais presente nas agendas dos municípios, que a vêm incentivando junto das suas comunidades, disponibilizando compostores individuais ou comunitários de uso comum. Além de reduzir o desperdício e evitar que estes resíduos alimentares acabem nos aterros sanitários, o composto resultante pode ser utilizado para enriquecer a terra, melhorando a sua estrutura, fertilidade e retenção de humidade. Informe-se, no seu município, quanto às medidas implementadas (ou a implementar) para incentivar a compostagem.

 

  • Escolha presentes que expressam amor e cuidado, não apenas ao seu destinatário, mas também ao planeta

Seguindo a tradição dos três reis magos, tornou-se, também, prática corrente na época natalina presentear os entes mais queridos com alguma lembrança. Nas semanas que antecedem a noite de Natal e que são marcadas por compras de presentes, em vez de optar por aqueles que são provenientes de “produção em massa”, geralmente com grandes viagens associadas para chegar às lojas mais perto de si (o que, consequentemente, arrasta consigo uma grande pegada de carbono), considere alternativas mais amigas do ambiente. Presentes artesanais ou produtos nacionais/locais são as melhores opções, neste sentido. Não só permitem apoiar a economia local e os pequenos artesãos, como também acarretam uma diminuição na quantidade de dióxido de carbono que é libertado em consequência da circulação do produto, desde a sua origem até à prateleira de venda. Em alternativa, pode manter a sua opção pelos supermercados e por outras lojas, dando preferência a presentes de marcas/empresas que apoiam causas sociais e ambientais e/ou priorizando produtos duráveis ou reutilizáveis.

 

  • Transforme o ato de embrulhar numa arte

Para entregar estes presentes com um efeito surpresa, normalizou-se o ato de os embrulhar. Opte por utilizar papéis reciclados, tecidos reutilizáveis ou até mesmo jornais antigos para revestir as suas prendas. Poderá, ainda, acrescentar um toque especial ao embrulho com alguns dos enfeites naturais que recolher na sua caminhada pela Natureza.

 

Neste Natal…

O Natal está à porta, e com ele vem uma oportunidade de repensar sobre as nossas tradições, promovendo uma quadra sustentável, onde a magia vai além das decorações, das iluminações, dos pratos típicos e dos presentes, refletindo-se também no nosso compromisso com o planeta.

Feliz Natal!

 

Departamento de Marketing & Sales da Ecoinside

Fonte: Essência Ambiente

   

Partilhar