Canelas poupa 8600 euros/ano

Em novembro do ano passado, Artur Vieira, diretor do Agrupamento de Escolas de Canelas, propôs ao Ministério da Educação o que esta semana acabou por se concretiza. A instalação de lâmpadas LED na Escola Básica e Secundária de Canelas vai permitir uma poupança de 8.600 euros por ano. Trata-se de um projeto piloto que poderá, posteriormente, ser replicado a nível nacional em todos os estabelecimentos
da Parque Escolar.

O investimento de 73 mil euros contemplou “a aquisição e montagem de mais de 1200 lâmpadas LED que vão permitir a redução de um consumo equivalente à energia gasta por 14 famílias”, como garantiu a O Gaiense António Cunha Pereira, CEO da ECOINSIDE, empresa gaiense vencedora do concurso público.

As contas feitas por Artur Vieira acabaram por revelar-se reais: “Multiplicando o número de luminárias pela potência instalada, vi que podia reduzir a potência instalada, substituindo lâmpadas de 56 wats por unidades LED num máximo de 12 wats. Passávamos de um gasto de sete mil euros para cerca de três mil”, disse. Não satisfeito, o diretor avaliou a vantagem de colocar painéis fotovoltaicos: “Concluí que se colocasse 22, desceria mais cerca de dois mil euros. Verifiquei também que os painéis de aquecimento de água não estavam a funcionar e que toda a água quente utilizada na escola era produzida por caldeiras que gastam cerca de 5000 euros por mês em gás. A Parque Escolar arranjou o sistema e dois meses depois a fatura do gás passou para um máximo de 600 euros”, revelou. É deste modo que Artur Viera espera justificar a conquista do símbolo de empenho ambiental e regozija-se com a resposta pronta do ministério: “Somos Ecoescola não para hastear uma bandeira, mas para ter um impacto real no mundo. O senhor ministro respondeu positivamente e, de facto, passado pouco tempo a Parque Escolar contactou-me a dizer que Gaia iria ser um protótipo. Se, na prática, atingirmos esses valores, será possível aplicar ao resto das escolas”, afirmou.

“Se dez das escolas fizerem o mesmo, o impacto será de 390 mil euros de poupança”, frisa António Cunha Pereira, lembrando outro aspeto ambiental importante deste projeto de eficiência energética em Canelas: “As lâmpadas aqui colocadas já eram de baixo consumo, mas ainda é possível reduzir mais. O facto de não se trocarem as estruturas é inovador, pois evita impacto ambiental em termos de resíduos”.

Jornal O GAIENSE (nº964)

Partilhar