ECOINSIDE inova no setor ambiental

O mais recente estandarte da ECOINSIDE, empresa especializada em energias limpas, sustentabilidade e mobilidade elétrica, é a instalação de uma central fotovoltaica, na fábrica de refrigerantes UPREL, em Estarreja, com recurso a uma solução técnica em betão, composta por duas peças fabricadas em separado para permitir uma maior agilidade e eficiência no transporte e na sua montagem.

O projeto irá contar com uma avaliação ambiental da obra, através da contabilização dos resíduos gerados ao impacto na biodiversidade, com o objetivo de desenvolver um modelo de centrais fotovoltaicas mais sustentável. As preocupações ambientais são mais profundas, pelo que a empresa atua em cinco áreas: energias renováveis, eficiência energética e hídrica, gestão de energia, sustentabilidade e mobilidade elétrica. No que toca a medidas governamentais, António Cunha Pereira, CEO da ECOINSIDE, saúda o governo por considerar que o setor energético português está, “finalmente”, a ser uma prioridade, acreditando que “este enfrenta, claramente, um ponto de viragem”. “O processo de transição energética parece ser, por fim, uma prioridade governamental”, disse.

“Esta mudança de paradigma é visível na aposta que tem sido feita ao nível da promoção da eficiência energética pela indústria e entidades públicas. Também a maior procura de eletricidade produzida com recurso a fontes renováveis, e a consequente diminuição drástica da dependência das fontes de origem fóssil, com particular enfoque no solar fotovoltaico que, como o nosso país conta com uma exposição solar privilegiada, se apresenta como uma enorme potencialidade para a economia nacional”, acrescenta. O empresário dá, ainda, algumas dicas às empresas que queiram adotar medidas ambientalmente sustentáveis: “A renovação e remodelação do edificado existente. Só podemos combater a pobreza energética se dotarmos os edifícios portugueses de melhor isolamento térmico ou optando por colocar janelas mais eficientes energeticamente”.

 PME Magazine – 08  DE OUTUBRO 2021 

Partilhar