Ecoinside instala à Soguima mais de 1800 painéis solares

A tecnológica de energias renováveis Ecoinside juntamente com a Soguima SA celebraram uma parceria para instalação de um sistema fotovoltaico, gerando 20,9% da energia total consumida pela empresa de ultracongelados.

Emanuel Guimarães, Operations Director da Soguima, revela que a instalação de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) nas instalações da indústria já era um processo que se encontrava em deliberação. “A resposta já seria simples na altura em que decidimos avançar com a implementação da UPAC, muito mais simples ficou depois de se impor uma crise energética, que atravessamos”, explica citado em comunicado.

A solução concebida pela Ecoinside resultou na projeção de mais de 1800 módulos fotovoltaicos nas suas infraestruturas da Soguima, afirmando os passos da nova parceria com a Ecoinside em prol da sustentabilidade, garantindo uma “vantagem competitiva resultante do aforro energético foi também um fator de decisão”, acrescenta Emanuel Guimarães.

A UPAC foi introduzida sobre as instalações da empresa vimaranense, que atua no mercado internacional do pescado, ocupando cerca de 3301 metros quadrados, equivalente aproximadamente a 3 campos de futebol, “possibilitando a produção de eletricidade através da energia solar, para próprio consumo”.

O sistema fotovoltaico sugerido pela Ecoinside à Soguima, “permitiu poupanças imediatas, reduzindo a sua dependência da rede de distribuição de energia elétrica, gerando 20.9% da energia total consumida”.

Segundo o Operations Director: “A nossa estratégia (Soguima) passa por uma redução da pegada de carbono num espaço temporal de 5 anos.” Um processo para o qual a Ecoinside contribuiu. Emanuel Guimarães refere que a estratégia da descarbonização tda Soguima está alinhada “à melhoria da eficiência através de recursos existentes, à implementação de estratégias, como a economia circular”, assim como “ao incentivo à utilização de materiais amigos do ambiente.” “Ao contrário de outras empresas concorrentes, a Ecoinside apresentou um conjunto de valências técnicas e uma capacidade de resolução de alguns problemas estruturais que nos permitiram avançar com o projeto mais rapidamente sem mexer na estrutura edificada”, remata Emanuel Guimarães.

Este não é o primeiro avanço da Soguima rumo ao caminho da sustentabilidade e da responsabilidade social. Além da redução de 1/5 da sua dependência à energia da rede de distribuição, a Soguima encontra-se em processo de eletrificação da sua frota automóvel, substituição da iluminação por lâmpadas LED inteligentes, entre outras medidas.

 

Daniel Sousa, Leonor Contente e Tiago Góis, Departamento de Vendas e Marketing da Ecoinside

Fonte: GREENSAVERS

VEJA PORTUGAL

HIPERSUPER

Partilhar