Ecoinside investe em duas Comunidades de Energia Renovável no norte do país

Ecoinside, sendo uma entidade Gestora de Autoconsumo Coletivo (EGAC), irá criar e gerir duas Comunidades de Energia Renovável (CER) no norte do país, em Coimbrões, Vila Nova de Gaia, e numa zona comercial de Ponte de Lima.

Estas Comunidades terão como finalidade gerar uma poupança energética, através da produção de energia para autoconsumo, a partir de fontes solares, de forma a originar benefícios para as entidades que as integram. Com a implementação destes projetos, prevê-se o fornecimento de até 40% das necessidades energéticas dos beneficiários que farão parte das comunidades.

Os CEO António Cunha Pereira e Joaquim Guedes revelam que a CER a ser implementada em Ponte de Lima terá uma potência instalada de 475 kWp, o que corresponderá a uma área solar de aproximadamente de 2.300 m2, coberta com 900 módulos fotovoltaicos. Este projeto irá gerar, anualmente, cerca de 600 MWh de energia, e permitirá evitar e emissão de cerca de 105 toneladas de CO2 para a atmosfera.

Por sua vez, a CER de Coimbrões terá uma potência instalada de 112,3 kWp e será composta por 200 painéis. O sistema irá produzir cerca de 160 MWh de energia e evitará a emissão de 30 toneladas de CO2 para a atmosfera.

As instalações das centrais fotovoltaicas não implicarão qualquer investimento por parte dos beneficiários, sendo os processos, de implementação e respetiva manutenção destes sistemas fotovoltaicos serão assumidos na totalidade pela Ecoinside.

A verdade é que os membros que integrem uma comunidade vão deixar de comprar grande parte da energia à rede, proveniente de energias fósseis, beneficiando de uma redução imediata na sua fatura no que diz respeito aos seus consumos energéticos e serão menos vulneráveis à exposição das variações do preço da energia elétrica.

O Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) 2030 e as metas da UE dizem que Portugal pretende reduzir entre 45 a 55% a emissão de gases com efeito de estufa e aumentar em 47% o uso de energia renovável, algo em que as CER podem ser fundamentais.

 

David Correia, Leonor Contente e  Daniel Sousa, Departamento de Vendas e Marketing da Ecoinside

Fonte:

AMBIENTE MAGAZINE

 CONSTRUIR

ALTO MINHO

Partilhar