Eficiência energética e hídrica

Como prometido vamos divulgar, todos os meses, um tema material que define a nossa estratégia de sustentabilidade. O tema material em destaque neste mês é Eficiência Energética e Hídrica.

Projetos de iluminação instalados

A abordagem da Ecoinside na promoção de eficiência energética dos clientes é através de estudos de eficiência energética. Estes podem ser efetuados ao nível do desempenho do equipamento, resultante da adequação às necessidades da atividade (por exemplo estudos luminotécnicos por espaço) ou como resultado integrado de uma auditoria energética. No ano de 2020 foram realizados onze estudos de eficiência energética:

6 Projetos de iluminação

4 Auditorias energéticas

1 Projeto de Qualidade de energia

A água é um bem essencial e a sua escassez é cada vez mais uma realidade. É fundamental fazer uma boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente aumentar a eficiência hídrica. Brevemente vamos mudar de instalações. As novas instalações vão estar mais capacitadas ao nível de equipamentos e, juntamente com a implementação de diversas medidas de poupança de água que estamos atualmente a analisar, vamos aumentar a nossa eficiência hídrica.

Indicador Chave:

  • Consumo de água: 26.4 m3 de água consumida em 2020

A intensidade energética é um indicador de eficiência e sustentabilidade, normalmente usado a nível económico para perceber a razão entre o consumo total de energia primária e o Produto Interno Bruto (PIB). Este indicador pode ser usado com diferentes métricas, permitindo avaliar as variações do consumo de energia. Consideramos que para a Ecoinside é importante perceber a intensidade energética a três níveis:

POR COLABORADOR

A nossa equipa está a crescer e é importante compararmos as variações do consumo de energia por colaborador.

299.4 kWh

Intensidade energética por colaborador

POR ÁREA

Estamos prestes a iniciar uma fase de transição para as novas instalações. Nesse sentido, é relevante perceber qual é o impacto em termos de consumos energéticos que o novo edifício trará.

51.8 kWh

Intensidade energética por m2

POR VOLUME DE NEGÓCIOS

Historicamente o crescimento económico significa um aumento do consumo de energia. Queremos fazer com que esta razão seja dissociada. Ou seja, queremos continuar a crescer economicamente, mas que esse crescimento seja acompanhado de uma estabilização ao nível do consumo de energia, evitando assim um maior impacto no ambiente.

2421.4 kWh

Intensidade energética por M€

Partilhar