Fábrica da UPREL vai adotar central fotovoltaica inovadora

 A fábrica de refrigerantes UPREL, em Estarreja, uma das mais antigas a produzir continuadamente em Portugal, vai acolher um “método inovador de instalação de central fotovoltaica”.

A solução que, foi desenvolvida pela ECOINSIDE, empresa especializada energias renováveis, eficiência energética e sustentabilidade, entra em atividade este mês.

A “técnica inovadora” em causa permite a instalação de painéis solares com recurso a estruturas de betão em oposição à tradicional estacaria metálica, tendo sido desenvolvido em parceria com duas empresas de pré-esforçado, num projeto 100% português .

Segundo um comunicado da ECOINSIDE, “a intervenção irá contar com uma avaliação ambiental da obra, desde a contabilização dos resíduos gerados ao impacto na biodiversidade, com o objetivo de desenvolver um modelo de centrais fotovoltaicas mais sustentável.”

A estrutura em betão criada é adaptável a qualquer tipo de painel solar que se pretenda instalar, em oposição às tradicionais formas de fixação de painéis em projetos no solo.

O que permite reduzir custos de e mão de obra, “graças a uma instalação mais simples e célere” que, também, “evita a realização de estudos geotécnicos exaustivos”, podendo adequar-se a todo o tipo de projetos e localizações.

A UPREL avançou com o investimento no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade para os próximos anos, começando transição energética. A central fotovoltaica a instalar deverá produzir mais de metade da energia necessária para o funcionamento da empresa e resulte em poupanças anuais de cerca de 12 mil euros em energia elétrica.

Discurso direto

“Com este estudo esperamos caminhar no sentido de, muito em breve, implementarmos apenas centrais fotovoltaicas que estejam em comunhão com o ambiente em que se inserem, bem como, podermos começar a compensar ambientalmente os resíduos e operações cuja pegada ecológica não possamos diminuir” – António Cunha Pereira, CEO da ECOINSIDE.

“A UPREL tem uma longa e importante história que tem vindo a ser marcada por desafios, crescimentos e reinvenções. Este projeto marca mais uma etapa do caminho que pretendemos seguir com vista à diminuição do impacto ambiental das nossas operações, fundamental para garantirmos um crescimento sustentável por muitos e bons anos”- Abílio Silveira, Diretor-Geral.

Seis décadas a produzir refrigerantes

A UPREL – União de Produtores de Refrigerantes de Estarreja, Lda. nasceu em 1962 numa fusão de seis empresas da área. Hoje em dia produz entre 2 e 3 milhões de garrafas de refrigerantes. A marca histórica prepara o lançamento de uma nova gama de refrigerantes artesanais com certificação biológica, sem adição de açúcares e orgânicos e a alteração das embalagens de modo a facilitar o processo de reciclagem e aumentar a eficiência da cadeia de produção.

Notícias de Aveiro Online – 21 DE SETEMBRO 2021 

Partilhar