Ferramenta avalia impacto na biodiversidade de centrais fotovoltaicas

A Ecoinside apresentou uma ferramenta que permitirá avaliar o impacte da instalação de centrais fotovoltaicas na variabilidade de espécies de seres vivos do local de instalação, e assim fomentar a preservação da biodiversidade.

O planeta atravessa uma crise ambiental, seja através de alterações climáticas, perdas de biodiversidade, como também perdas de ecossistemas e seus serviços.

Face a este cenário, e tendo em conta a necessidade do cumprimento da Agenda 2030, que será fundamental para garantir a sustentabilidade ao nível global, surge a necessidade das empresas, indivíduos e sociedade em geral, implementarem no seu quotidiano, medidas urgentes que possam proteger e gerir de forma sustentável os ecossistemas frágeis, mas vitais que asseguram a vida do nosso planeta.

Sensível a estas questões e com o intuito de contribuir para a implementação de ideias em direção ao cumprimento da Agenda 2030, nomeadamente para as questões ligadas à preservação da biodiversidade, a Ecoinside, empresa especializada em energias limpas, sustentabilidade e mobilidade elétrica sediada em Vila Nova de Gaia, encontra-se a desenvolver uma ferramenta designada “Modelo de Avaliação de Impacte na Biodiversidade de Centrais Fotovoltaicas”.

Trata-se de avaliar as repercussões no ambiente, “desde o berço ao túmulo”.

De acordo com a Ecoinside, o desenvolvimento desta ferramenta, destinada a Avaliar o Ciclo de Vida (ACV) das centrais fotovoltaicas tem como base o estudo e acompanhamento da instalação de duas centrais fotovoltaicas, uma em solo e outra em cobertura.

“Esta ACV terá duas funções principais, primeiramente perceber o impacte causado por centrais solares já instaladas ou em fase de instalação, nomeadamente a nível de emissões de CO2 eq, assim como a demanda energética para todo o seu ciclo de vida. Através dos dados obtidos, será possível selecionar e adquirir os materiais mais sustentáveis, para a instalação das futuras centrais fotovoltaicas, no que diz respeito à Pegada Ecológica, ao Consumo Energético, ao Nível de Emissões de CO2 e Pegada Hídrica”, aponta a Ecoinside.

Pressões exercidas na biodiversidade pela instalação da infraestrutura

Um dos “utensílios” para averiguar os impactes na biodiversidade da instalação de centrais fotovoltaicas é o software da Global Biodiversity Information Facility (GBIF), o qual permite obter uma listagem de espécies registadas no local da instalação da futura central fotovoltaica, a sua classificação relativa à lista vermelha da Internacional Union for Conservation of Nature (IUCN) e a sua informação taxonómica.

Esta informação permite aferir por exemplo, numa fase de anteprojeto, se o local de instalação a selecionar terá ou não à partida impactes na biodiversidade, nomeadamente sobre espécies presentes que possam estar classificadas como ameaças de extinção.

 

David Correia, Leonor Contente e  Daniel Sousa, Departamento de Vendas e Marketing da Ecoinside

Fonte: WELETRIC

Partilhar