Guia da Biodiversidade Ecoinside – A integração da Biodiversidade na estratégia das empresas

A Ecoinside, uma empresa de referência em soluções inovadoras para um futuro mais sustentável, anuncia o lançamento do Guia da Biodiversidade.

Já alguma vez refletiu de que forma a Biodiversidade interfere nas atividades das
empresas?

A Biodiversidade tem vindo a ganhar cada vez mais relevância nas estratégias das empresas. Enquanto grandes consumidoras de energia e recursos, existe uma tendência crescente por parte das empresas em reconhecerem a importância de mensurar e relatar o impacto dos processos produtivos associados à sua atividade. Sobretudo, pela perpetuação significativa da emissão de dióxido de carbono (CO2) associadas à atividade produtiva.

Pedro Mesquita Gomes, Sustainability Chief da Ecoinside, destaca a importância da valorização da Biodiversidade, constatando que “acima das alterações climáticas, está a própria perda da Biodiversidade. Dada a nossa dependência da Biodiversidade e dos ecossistemas, com uma boa valorização Biodiversidade dos mesmos tornarmo-nos mais resilientes para o combate às alterações climáticas.”

Em linha com os seus valores, a Ecoinside delineou um plano estratégico para a Biodiversidade. Com o compromisso de sensibilizar todos sobre o tema da Biodiversidade e da importância da sua preservação, resultou o Guia da Biodiversidade, com o objetivo de “ajudar os nossos parceiros, clientes e fornecedores a integrar a Biodiversidade na sua estratégia”, diz Pedro Mesquita Gomes.

Este Guia aborda de forma breve e clara questões como: O que é a Biodiversidade? Como pode a sua empresa definir e implementar uma estratégia neste âmbito? De que forma se pode envolver e procurar apoio para a implementação de ações? Entre outras.

Pedro Mesquita Gomes suporta a necessidade das empresas avaliarem o impacte das suas atividades produtivas no ambiente. “Existem muitas empresas que dependem da Biodiversidade, onde as suas atividades produtivas a impactam.” Para estas empresas, a Biodiversidade passa a ser um tema prioritário que a empresa deve debater, remata o Sustentability Chief da Ecoinside.

 

Nesta altura é pertinente fazer a seguinte questão: Como podem as empresas que dependem da Biodiversidade dar o primeiro passo para integrarem uma abordagem sustentável nas suas estratégias?

Pedro Mesquita Gomes destaca que, após as empresas decidirem priorizar o tema da Biodiversidade há que delinear uma estratégia para sua integração “Se olharmos a montante, para a empresa comunicar algo que tenha que ver com Biodiversidade teve que ter alguma estratégia definida sobre isso e, consequentemente, ações implementadas, indicadores, objetivos, metas.”

“A abordagem à Biodiversidade (geralmente nos Relatórios de Sustentabilidade) vai estar dependente se o tema da Biodiversidade é, ou não, um tema material para a empresa que o definir”, diz Pedro Mesquita Gomes.

A Biodiversidade é abordada nos Relatórios de Sustentabilidade quando uma organização a identifica como tema material. Pedro Mesquita Gomes assinala a importância de clarificar esta questão numa primeira etapa “ Um corte que tem de ser feito ao princípio é: se a Biodiversidade é realmente importante para uma empresa? Podemos tratá-la? Ou então, ela não está ligada à nossa atividade logo não é preciso priorizá-la, mas ainda assim monitorizar.”

O Guia da Biodiversidade da Ecoinside apresenta casos de estudo aplicados às várias proporções e formas que uma empresa pode tomar, desde a indústria alimentar, têxtil, extrativa, entre outras. O enquadramento destes casos de estudo responde às especificidades de cada atividade produtiva, dado que cada empresa e cada setor terão impactes diferentes na Biodiversidade e em diferentes ecossistemas.

“A quantidade de ecossistemas que existem, vão fornecer diferentes características, que direta ou indiretamente, vão estar ligadas às necessidades dessa empresa.” Além disso “as organizações devem reconhecer que “ao estarem a afetar os ecossistemas estarão a prejudicar a cadeia de valor dessa empresa. Exemplo disso é o ramo da indústria da alimentação, em que o impacte é logo direto. Ao houver destruição de determinados ecossistemas que estão ligados a fornecer matéria-prima de alimentação, a cadeia é afetada. Por exemplo a perda de um alimento, vai afetar o fornecimento desses produtos”, exemplifica o Sustainability Chief.

Ou seja, a abordagem à Biodiversidade está ligada à atividade da empresa, ao setor e, no fundo, àquilo que podem ser os impactes positivos ou negativos que pode ter na Biodiversidade. Bem como de que forma a Biodiversidade pode influenciar a atividade da empresa. Assim, qualquer empresa pode integrar uma estratégia para a Biodiversidade, ainda mais se esta for trabalhada como tema material, através de um Relatório de Sustentabilidade.

A Biodiversidade é abordada nos Relatórios de Sustentabilidade (ESG Report) sob vários indicadores e dota as empresas de indicadores de desempenho específicos associados à sua produção, o que porventura qualifica as empresas de terem uma gestão mais eficiente dos recursos utilizados nos seus processos produtivos.

A elaboração do Relatório de Sustentabilidade, segundo normas reconhecidas e padronizadas internacionalmente, as empresas ficam também habilitadas a avançar para uma certificação que permita garantir a fiabilidade dos dados reportados e simultaneamente aumentar a credibilidade juntos dos seus stakeholders.

Os Relatórios de Sustentabilidade, segundo Pedro Mesquita Gomes, representam “uma avaliação inicial na empresa pois permite-lhes começar do zero.” Fazer análise de materialidade, compreender o que é crítico para a empresa, perceber o ponto de situação desses temas materiais, definir uma estratégia relacionada com os temas e reportar indicadores.” O Sustainability Chief da Ecoinside descreve que, o que resulta, como etapa final é a comunicação dos processos implementados através do Relatório de Sustentabilidade.

As empresas poderão, também, descobrir que riscos a perda da Biodiversidade e dos ecossistemas podem ter no funcionamento da sua empresa. Durante a elaboração do Relatório de Sustentabilidade são identificados determinados produtos que são mais impactantes a nível ambiental e a nível social, explica Pedro Mesquita Gomes. Nesta etapa, a empresa pode (e deve) dar atenção e priorizar o estudo desse tipo de produtos.

Aí entra a possibilidade da Avaliação do Ciclo de Vida, que pode ser descrita como uma extensão, pois estaríamos a analisar de uma forma muito mais profunda. A empresa depois pode comunicar qual é o impacto da produção de uma unidade de um produto.

A Ecoinside, executa de forma personalizada, as melhores medidas que a sua empresa pode e deve tomar, no caminho para a descarbonização, através da elaboração de um Relatório de Sustentabilidade.

Guia da Biodiversidade

Departamento de Marketing & Sales da Ecoinside

Fonte:

EDIFÍCIOS E ENERGIA

Partilhar