Inaugurada Unidade de Produção e Autoconsumo na Escola Dr. João de Barros

No ano de 2019, fruto de uma parceria com a empresa CIE Plasfil e o Município da Figueira da Foz, com o empenho pessoal de João Ataíde (então presidente da autarquia), foi instalada na escola sede uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC), cuja rentabilização é justificada pelo ciclo circadiano de funcionamento das escolas e com resultados significativos no erário público.
A união entre a CIE Plasfil, a Câmara Municipal da Figueira da Foz, a ECOINSIDE e a Scales Ocean, foi decisiva para o sucesso desta iniciativa no contexto da educação pública portuguesa.

A UPAC da Escola João de Barros é constituída por 110 painéis solares de 265 W cada, 2 inversores, uma potência nominal de 25 KW, 29 KWp e uma previsão de produção anual de 43.500 Kwh.
Desde que entrou em funcionamento em outubro de 2019, já produziu mais de 88.000 Kwh, tendo já evitado 45 toneladas de emissões de CO2.

A produção de energia acumulada é equivalente ao consumo de 45 habitações familiares durante um ano, 57 barris de petróleo, 747.000 kms percorridos num veículo elétrico, o equivalente a 19 voltas à terra.
O retorno já acumulado pela tutela (Ministério da Educação e Câmara Municipal Figueira da Foz, dependendo da temporalidade) em compra evitada de energia supera já os 10.500 € (70% do valor investido), sendo que em setembro de 2022, 3 anos depois do arranque e mesmo num período tão atribulado, estará totalmente recuperado.

A inauguração do equipamento contou com a presença das turmas do 4.º ano da EB de Abadias e dos alunos do clube «Hora do Conto», na abertura da sessão, além de professores e pessoal não docente do Agrupamento, a delegada regional da Educação (Cristina Oliveira), a vereadora da Educação (Olga Brás), o ex-vereador da Educação (Nuno Gonçalves), o professor José Castanho (diretor do AEZUFF de 2017 a julho de 2021), representantes das empresas Plasfil CIE, ECOINSIDE, Scales Ocean) e familiares de João Ataíde (Sílvia Ataíde, a filha e netos).

Figueira na Hora Online – 22 MARÇO 2022

Partilhar