Ecoinside conquista dois concursos para tornar Universidade do Porto mais sustentável

A Ecoinside concluiu na passada sexta-feira, 21 de outubro, o “projeto verde” para a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) evitando que 112 toneladas de CO2 sejam emitidas por ano.  

A solução concebida pela tecnológica de energias renováveis, Ecoinside, veio no âmbito do concurso público lançado pelo instituto de ensino superior, em que a proposta adjudicada à Ecoinside consiste na instalação de uma UPAC – Unidade para Autoconsumo – de 290 painéis fotovoltaicos sobre as infraestruturas da faculdade. Que prevê a geração de uma potência pico de 159 kWp. Reduzindo, em grande quantidade, a pegada de carbono do edifício e a sua dependência de energia fóssil. 

A Ecoinside foi uma entre 6 empresas convidadas pela Universidade do Porto (UP) para apresentar proposta. Todavia, ao contrário de outros projetos e apesar da Ecoinside não ter sido a projetista, apresentou algumas alterações no projeto original. 

Joaquim Guedes, um dos fundadores e atual co-CEO da Ecoinside. Explica como o projeto, concebido há alguns anos pela UP, foi atualizado perante o evoluir da tecnologia.  

“Sugerimos e fizemos algumas alterações ao projeto, dado que neste mercado (das tecnologias de energia renovável) a evolução existe com frequência. Por exemplo os painéis, do projeto que nos foi apresentado, eram considerados desatualizados, já não existiam no mercado e não eram os mais indicados”. 

Também CTO da Ecoinside, Joaquim Guedes acrescenta: “No projeto original, estavam previstos painéis com uma menor potência, desta maneira, propomos garantir a mesma potência usando um menor número de painéis, portanto ajustamos ao atual contexto.” 

A solução integrada da Ecoinside consiste em garantir a potência solicitada, mas reduzindo a área fotovoltaica utilizada. Segundo Joaquim Guedes “A redução de área foi benéfica pois havia alguns sombreamentos, que ao reduzir-mos a área conseguimos eliminar ou pelo menos mitigar essa ineficiência.” 

Simultaneamente à UPAC na FCPEUP, foi instalado outra tecnologia sustentável nas instalações da Universidade do Porto, pela Ecoinside. Coincidindo com o 42º aniversário do estabelecimento de ensino, que é já no dia 5 de novembro. 

 

A 8 km, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), foi instalada um carregador para veículos elétricos com duas tomadas de 22KW, cada. Sendo dos carregadores mais rápidos no mercado, garante o CTO da Ecoinside. 

“Este sistema permite configurações de utilizador, a faculdade consegue autorizar através de cartão RFID quem é que está autorizado a utilizar aquele cartão. Depois mensalmente, a FLUP pode saber quem, quando e quanto é que consumiu da unidade de carregamento.” A tecnologia, semelhante às encontradas na via pública, permite uma melhor monotorização e adaptar a sua gestão através destas configurações. “A FLUP consegue fazer a gestão e o controlo efetivo dos carregamentos”, remata Joaquim Guedes. 

Recorde-se que não é a primeira história de sucesso da Ecoinside num concurso da Universidade do Porto. No ano de 2019, foi instalada na FLUP uma UPAC com uma potência pico de 105.6 kWp gerada por 384 módulos fotovoltaicos de 275 watts distribuídos por uma área de 709 metros quadrados, instalada na cobertura da FPCEUP. 

 

Daniel Sousa, Leonor Contente e Tiago Góis, Departamento de Vendas e Marketing da Ecoinside

Fonte: OGAIANENSE 

Partilhar