Gestão energética certificada!

Evolua a sua empresa para a certificação do seu Sistema de Gestão de Energia (SGE)!

A norma ISO 50001 – Sistemas de Gestão de Energia estabelece um referencial que leva à adoção de estratégias para uma melhor gestão do consumo de energia. Através do seu gestor de energia ECOINSIDE, terá acesso a um esforço de melhoria contínua que levará à implementação de uma das normativas mais estruturantes para o seu negócio.

A publicação pela ISO – International Organization for Standardization – da norma ISO 50001 “Energy management systems – Requirements with guidance for use” (Sistemas de Gestão de Energia – requisitos e orientações para utilização) – veio definir os requisitos para um Sistema de Gestão de Energia (SGE) permitindo às empresas estabelecer os sistemas e processos necessários para melhorar o seu desempenho energético global, incluindo a utilização, consumo e eficiência energética. A norma inclui, também, um anexo informativo com orientações à implementação deste referencial. O objetivo da norma é a redução de custos com energia, a redução das emissões de gases com efeito de estufa e o aumento da sustentabilidade das organizações através de uma gestão sistemática da energia.

A norma requer, entre outros, que a organização desenvolva e implemente uma política energética, estabeleça objetivos, metas e planos de ação, que os monitorize e que procure, continuamente, melhorar os seus indicadores de performance energética. A ISO 50001 é aplicável a todos os tipos de organizações (públicas ou privadas), independentemente da sua dimensão, condições geográficas, culturais e sociais.

Fases de Implementação

Diagnóstico

Diagnóstico

Analisar e comparar a realidade energética da organização com os requisitos da Norma

Compromisso da gestão de topo

Compromisso da gestão de topo

Formalização do compromisso

Formação das Equipas

Formação das Equipas

Preparação dos gestores e pessoal envolvido na gestão
energética

Definição e Documentação de Processos

Definição e Documentação de Processos

Identificação, definição e controlo de processos de
gestão de energia da organização. Definição de indicadores energéticos

Monitorização Contínua

Monitorização Contínua

Análise dos indicadores definidos

Certificação do Sistema de Gestão

Certificação do Sistema de Gestão

Reconhecimento formal por uma entidade externa e acreditada para o efeito

Conheça o nosso plano para a implementação da ISO50001 na sua empresa!

O nosso papel é apoiar a sua empresa na estruturação do plano de implementação da normativa, delineando o caminho e salvaguardando a necessidade de melhoria contínua subjacente ao plano.

A norma ISO 50001:2011 baseia-se em modelos de gestão amplamente difundidos pela ISO.

A ISO define requisitos para implementação de um Sistema de Gestão de Energia: preparação da entrada em vigor, compromisso da gestão de topo perante o processo de implementação, definição estratégica de política energética, implementação e operação, verificação e acompanhamento.

 

FAQ

Saiba tudo sobre o que podemos fazer por si. Mas se não encontrar aqui a resposta, fale connosco.

Porquê adoptar a ISO 50001?

A implementação de um Sistema de Gestão de Energia (SGE), mediante a norma ISO 50001, aplica-se a todas as organizações, independentemente da sua dimensão, atividade ou localização. Trata-se de um processo voluntário cuja implementação depende meramente do intuito da organização em questão em melhorar a sua performance energética e, consequentemente, aumentar os resultados financeiros.

A diminuição média dos custos energéticos anda à volta dos 15% a 20%

A implementação de um SGE, e a sua certificação, garante às empresas a adoção de uma estrutura formal que assegura que os objetivos, metas, planos de ação, utilização, desempenho e melhorias relacionados com o consumo de energia são devidamente cumpridos.