Gestão de ativos, é com a ECOINSIDE!

Porque é necessário ter um serviço de Operação e Manutenção (O&M) associado ao projeto de energias renováveis, de iluminação ou mobilidade elétrica? 

A nossa relação consigo não será de curto prazo, pelo que queremos estar um passo à frente na entrega dos nossos serviços. Para uma maior rentabilidade dos nossos sistemas, apresentamos também soluções integradas de gestão dos ativos e a sua manutenção preventiva e corretiva.

Gerimos a produção de centrais solares espalhadas pelo país e temos capacidade de resposta para monitorizar em tempo real qualquer instalação, quer seja concebida pela nossa engenharia, quer seja externa.

 

Fazemos um diagnóstico à sua instalação e propomos o melhor plano possível.

Com este serviço, terá a garantia de que sua instalação terá o acompanhamento técnico e consequente garantia do retorno financeiro ao longo do tempo de toda a sua vida útil. 

Realizando a supervisão de centrais solares em tempo real, 24/7, e atuando em conjunto com as nossas equipas locais de O&M, os nossos serviços garantem um rápido tempo de deteção de falhas, reduzindo as perdas de produção e maximizando a receita.

Serviços de Operação & Manutenção

Supervisão 24/7

Supervisão 24/7

Centro de Operações que monitoriza em tempo real os níveis de produção da sua central

Gestão de Ativos

Gestão de Ativos

O nosso Asset Manager faz a gestão da rentabilidade da sua central, garantindo o seu máximo desempenho

Manutenção Preventiva e Corretiva

Manutenção Preventiva e Corretiva

Equipa própria e cronograma de intervenções

Otimização de performance

Otimização de performance

Temos uma equipa especializada em O&M que procura garantir o melhor desempenho e o retorno do investimento a longo prazo.

CENTRAIS FOTOVOLTAICAS – SERVIÇOS INCLUÍDOS

Operação

  • Supervisão remota 24/7 
  • Deteção técnica e diagnóstico 
  • Gestão de incidentes 360º 
  • Relatórios de desempenho e operação 

Manutenção

  • Gestão e execução preventiva de manutenção 
  • Limpeza
  • Manutenção corretiva 
  • Manutenção preventiva 
  • A entrega de manutenção determina o ciclo de vida 

Engenharia de O&M

  • Gestão de Garantias 
  • Gestão de stocks 
  • Análise custo-benefício para melhorias técnicas 
  • Benchmarking de Desempenho Global 
  • Retrofitting, revisão, atualização tecnológica

Histórias de sucesso relacionadas

FAQ

Saiba tudo sobre o que podemos fazer por si. Mas se não encontrar aqui a resposta, fale connosco.

Como a manutenção preventiva evita a perda de produtividade?

Calcula-se uma perda média de produção das centrais fotovoltaicas até 11% ao ano, decorrente da acumulação de sedimentos nos módulos solares.

Essa perda, porém, pode ser ainda maior dependendo do tipo de sedimento que cai sobre o sistema e da região onde ele está instalado. Estima-se mesmo que essa perda possa chegar aos 25% .

No longo prazo, existe o risco de danos permanentes nos módulos, causados pelos hotspots. Isso acontece porque os pontos cobertos de sedimentos ou objetos recebem uma menor incidência de radiação solar, o que acaba tornando-os mais resistentes ao fluxo de eletricidade dentro do circuito. Com isso, eles passam a gerar muito calor. O resultado é a deterioração prematura daquele ponto, fazendo com que o painel reduza sua produtividade como um todo. Além disso, o tempo de vida útil do equipamento é reduzido, podendo não atingir os 25 anos esperados.

É por isso que a manutenção preventiva do seu sistema fotovoltaico é tão importante. A acumulação por um longo período de poeira, areia, dejetos de pássaros e até mesmo de algumas folhas  pode causar danos irreversíveis e a perda da garantia do equipamento.

Porquê fazer a manutenção preventiva do sistema fotovoltaico?

De tempos a tempos, é fundamental verificar os equipamentos com o objetivo de identificar desgastes prematuros dos componentes, oxidação nas conexões elétricas, afrouxamento dos parafusos e peças nas estruturas mecânicas e, principalmente, de limpar e remover a acumulação de eventuais sedimentos em cima dos paineis solares.

São operações simples, mas que exigem metododologia e planeamento e que ajudam a garantir a durabilidade do sistema acima dos 25 anos, garantindo o seu retorno financeiro.